quarta-feira, 22 de abril de 2009

Condição familiar é fator preponderante no desempenho escolar

Recebi este texto e quero compartilhar com vocês, primeiro porque em nosso Plano de Governo na área de Educação, defendemos o turno integral e a eleição para direção, depois, o prefeito Gentil tanto fala em IDH, se realmente tem a intenção de melhorá-lo, aí vai uma sugestão!

Condição familiar é fator preponderante no desempenho escolar

Realizado entre 1997 e 2005, o trabalho ressalta que o tamanho da escola e o turno de tempo integral também exercem efeito sobre o desempenho dos alunos Agência USP de Notícias .
Dados sobre o desempenho escolar de alunos da 4ª série em matemática e a infra-estrutura das escolas públicas e particulares de ensino fundamental no Brasil, demonstram que o sistema educacional repete a estratificação sócio-econômica existente no País. As estatísticas analisadas em pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP (Universidade de São Paulo) apontam grande influência da formação dos pais e das condições familiares na performance escolar dos filhos. Realizado entre 1997 e 2005, o trabalho ressalta que o tamanho da escola e o turno de tempo integral também exercem efeito sobre o desempenho dos alunos.
A pesquisa da economista Ana Maria de Paiva Franco foi realizada a partir dos dados do Censo Escolar, anual, e do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), atualizado de dois em dois anos. "Os dados do SAEB fornecem uma amostra representativa das escolas de todo o Brasil, professores, alunos e diretores. Juntamente com as informações do censo escolar, foi possível montar um painel de escolas para analisar o impacto que as características sócio-econômicas dos alunos e suas famílias, e as características das escolas, professores, diretores e turmas exercem sobre o aprendizado", conta a pesquisadora.
"O resultado dos exames diferiu muito do ensino particular para o público, o que demonstra que a escola exerce sim um papel importante no aprendizado". Ao mesmo tempo, verificou-se que as características do aluno e da família tem influência decisiva no aprendizado, inclusive na rede particular, onde fatores como o atraso escolar chegam a reduzir em até 26 pontos a nota média do aluno. "Se a escola é grande demais, o desempenho dos alunos tende a cair, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares", diz Ana Maria. Os estudantes também mostram tendência a uma performance ruim nos exames em escolas privadas que mantém o mesmo diretor há mais de dez anos ou adotam projetos educacionais diferentes das políticas oficiais. "Entretanto, em escolas com turno maior do que cinco horas, os alunos conseguem maiores pontuações, mostrando as vantagens do ensino integral, pouco difundido na rede pública", acrescenta.
"Os dados das escolas públicas e privadas demonstram que a estratificação social existente no País se repete no sistema educacional, que não consegue romper essas barreiras, sendo mais uma força no sentido da reprodução da desigualdade", aponta. "O desempenho tem um forte impacto na renda futura do aluno".
Com base nos resultados da pesquisa, Ana Maria sugere políticas públicas para reduzir o tamanho das escolas e implantar classes de ensino integral. "Escolas com número elevado de alunos na série apresentaram piores desempenhos nas avaliações, enquanto a educação integral é um fator positivo, ainda que os dados do estudo demonstrem esse efeito principalmente em escolas particulares", afirma. "Essas mudanças exigem maiores investimentos em infra-estrutura, construção de salas de aula, contratação de professores, ampliação de atividades extracurriculares, fornecimento de merenda escolar, entre outros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário