quinta-feira, 23 de abril de 2009

INFORMATIVO DA COLÔNIA DE PESCADORES Z33

A COLÔNIA DE PESCA Z33 CUJO PRESIDENTE É O COMPANHEIRO JOÃO PICOLLO VEM FAZENDO A DIFERENÇA EM NOSSO MUNICÍPIO NO SENTIDO DE MALHORAR A VIDA DAS FAMÍLIAS IÇARENSES. ALÉM DE INCLUIR OS PESCADORES NA BUSCAS DE SEUS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS, HÁ OS PROJETOS DE PARCERIAS COM AS ASSOCIAÇÕES E A HABITAÇÃO, ONDE MAIS DE 70 FAMÍLIAS TERÃO SUAS CASAS.

A COLÔNIA É UM EXEMPLO DE ENTIDADE QUE BUSCA LEVAR CIDADANIA !

ALERTA DOS PESCADORES CONTRA A NOVA LEI AMBIENTAL DE SANTA CATARINA
A Colônia de Pescadores Z-33 vem participando, há mais de dois anos, do Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Entre as lutas desse comitê estão: as propostas de desassoriamento, a reconstrução/preservação da mata ciliar, o controle da produção agrícola e mineradora que contamina o rio e o avivamento da Lagoa do Rio Urussanga. Do reavivamento das Bacias dos Rios Urussanga e Araranguá, depende a pesca de nossa região.
Contra toda essa luta, que é dos pescadores e dos cidadãos preocupados com a vida, surge a nova lei ambiental de Santa Catarina.
Esse Código catarinense é, no momento, o terror dos ambientalistas e dos pescadores. Enquanto o Código Florestal Federal exige que o produtor preserve 30 metros de mata ciliar em pequenos rios e córregos, o catarinense diz que as propriedades acima de 50 hectares terão de manter apenas dez metros de mata. Já as menores de 50 hectares podem deixar a mata ciliar com apenas 5 metros.
O Governo alega que esse desmatamento aumentará a produção agrícola. Nós acreditamos que essa é uma política imediatista – que, para fortalecer a agricultura é preciso fomentar políticas públicas adequadas como, por exemplo – o governo do Estado comprar a merenda escolar de nossos agricultores e pescadores, ao invés de ir buscá-la em outros Estados.
Ora, governador, se o senhor diz que os fazendeiros não precisam mais conservar os nossos rios e nascentes, os pescadores precisam lhe dizer que - breve, breve, não teremos mais peixes, nem nos rios e lagoas e nem no mar...e que os agricultores também não terão mais águapara as suas culturas...
João Picollo- Presidente da Z-33
DEFESOS: Lembramos aos pescadores e pescadoras que, se ainda não receberam seus defesos, precisam passar na Colônia.
REVALIDAÇÃO DE CARTEIRAS DEPESCA
Até 15 de maio os associados precisam olhar se existem falhas ou espaços sem preenchimento em suas carteiras de pesca. Em caso afirmativo, precisam comparecer à Colônia munidos dos documentos.
CONSTRUÇÃO DA UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO: Estamos aguardando, apenas, que o Sr Prefeito Municipal oportunize o aumento de prazo da cessão do terreno da Colônia para podermos dar inícioà construção da unidade de beneficiamento de pescado. Essa unidade permitirá aos pescadores que regularizem suaprodução de iscas, mariscos e peixes junto à Vigilância Sanitária, permitindo, assim, sua venda regulamentada ao Comércio. Segundo o Deputado Décio Góes, em visita à Colônia, durante a semana, assim que a situação do terreno se regularize, a SEAP disponibilizará a verba necessária à construção
NOVO ENDEREÇO DA Z-33: – Rua Laguna, 377 (na descida do Mirante) –atendendo diariamente das 9:00 às 12 Horas e das14:00h às 18 horas.
Lembrando queno dia 28 estará fechada em virtude de participaçao em curso promovidopelo Comitê Bacia do Rio Urussanga/Piava Sul.

Um comentário:

  1. oi? meu nome é jerryvanio de brito silva sou u tesoureiro de colonia z61 do municipil de choró
    ce/ lie sobre esse projeto das casas é um otmo projeto, os senhores (as) poderia me enforma como conssigo esse projeto? nossa colonia ainda é nova e estamos aprucura de conhecimentos,
    meu email é vanrrelsle@hotmail.com, tenha um bom dia

    ResponderExcluir